A lesão por esforço repetitivo (LER) pode ser causada por uma variedade de tarefas no trabalho, como atividade vigorosa ou repetitiva, ou por má postura.

A condição afeta principalmente partes da parte superior do corpo, como o antebraço, cotovelo, punho, mãos, ombros e pescoço.

A LER é geralmente associado a fazer uma atividade particular repetidamente ou por um longo período de tempo.

Alguns sintomas da LER são:

Os sintomas da LER podem variar de leves a graves e geralmente se desenvolvem gradualmente. Eles geralmente incluem:

  1. Dor no local;
  2. Rigidez;
  3. Latejamento no local;
  4. Dormência ou formigamento;
  5. Perda da força na parte afetada;
  6. Caibra.

Geralmente no início, você só nota os sintomas, quando está realizando uma ação repetitiva em particular. Mas, sem tratamento, os sintomas da LER podem se tornar constantes e causar períodos mais longos de dor. Podendo também causar inchaço na área afetada.

Como prevenir a LER?

Essas dicas práticas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver LER e outros distúrbios relacionados que possam surgir do trabalho com computadores.

Conferir se a configuração da sua estação de trabalho está de acordo com suas especificações é o primeiro passo. Leia mais sobre esta configuração em: Ergonomia e exercícios para quem trabalha sentado

Saiba  como se sentar corretamente  para se certificar de que está na posição certa e a sua mesa está configurada da maneira correta.

O teclado e o mouse padrão são dispositivos ajustáveis ​​com configurações que podem ser alteradas da mesma forma que você pode ajustar a cadeira do seu escritório.

Vários tipos de teclados não padrão estão disponíveis. Eles podem melhorar o posicionamento de suas mãos.

Algumas pessoas acham o mouse padrão desconfortável, pois envolve torcer o pulso. Vale a pena pesquisar por mouses e outros dispositivos de navegação alternativos ergonomicamente adaptados.

Questione em seu local de trabalho sobre a possibilidade de contratar uma avaliação ergonômica para garantir que todas as medidas de prevenção da LER estão sendo adotadas.

Seu Mouse

  1. Alterar as configurações para diminuir o movimento do mouse pode reduzir muito a tensão muscular na mão.
  2. Use atalhos de teclado em vez do mouse para navegar e executar comandos.
  3. Baixe o software livre mousetool. Isso tira a necessidade de clicar no mouse, o que muitas pessoas acham doloroso. Você pode precisar obter permissão do administrador de TI da empresa para baixar o software.

Seu Teclado

  1. Ajuste a taxa de repetição das teclas do teclado para evitar erros que você terá que voltar e corrigir.
  2. Use as teclas de aderência, uma função do Windows que permite pressionar uma tecla por vez para escrever letras maiúsculas e outros comandos com várias teclas para evitar a necessidade de manter pressionada uma tecla modificadora, como Shift, Ctrl ou Alt enquanto pressiona outra tecla.
  3. Recursos preditivos de texto e autocorreção adivinham o que você deseja digitar e pupam toques de tecla desnecessários.

Faça pausas regulares

  1. Não se sente na mesma posição por longos períodos . Pausas curtas e regulares podem ajudar a prevenir o LER e outros distúrbios do membro superior.
  2. Permite que os músculos relaxem enquanto outros sofrem. Isso pode impedir que você fique rígido e tenso.
  3. A maioria dos trabalhos oferece oportunidades para fazer uma pausa na tela, como fotocópia ou impressão. Tente fazer uso deles.
  4. Se não houver tais interrupções naturais em seu trabalho, seu empregador deve planejar que você tenha intervalos para descanso.

 
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