O escritório perfeito tem tetos altos, muitas cores e móveis redondos. Não se esqueça das plantas.

Os espaços que ocupamos moldam quem somos e como nos comportamos. Isto tem sérias consequências para o nosso bem-estar psicológico e desempenho criativo. Dado que muitos de nós passamos anos trabalhando na mesma sala, ou mesmo na mesma mesa, faz sentido organizar e otimizar esse espaço da maneira mais benéfica possível.

Você pode construir, adaptar ou reconstruir seu local de trabalho com um olhar moderno, simplesmente folheando algumas revistas de design de interiores, ou pode deixar que a ciência te oriente. Com base em estudos recentes nas áreas da psicologia e neurociência ensinamos aqui, passos simples e eficazes que tomadas podem resultar em um ganho duradouro de produtividade.

Aproprie-se do seu espaço

O simples ato de tomar suas próprias decisões sobre como organizar seu espaço de trabalho tem um efeito de fortalecimento e foi vinculado à produtividade aprimorada. Craig Knight, diretor da consultoria de Work Space Identity Realization, mostrou isso em um estudo de 2010 com Alex Haslam envolvendo 47 funcionários de escritório em Londres. Eles também identificaram mais com seu empregador, um sinal de maior comprometimento com o esforço da equipe e maior eficiência.

Se você é um gerente de escritório, isso sugere que você deve dar à sua equipe o máximo possível de informações sobre o design do escritório e do espaço de trabalho imediato. Lá fora muitas empresas até investem uma pequena quantia de dinheiro para que o colaborador personalize e tome posse do ambiente. Como esta prática é uma rara exceção, com uma boa dose de criatividade, em um escritório de plano aberto, dá para encontrar maneiras de deixar sua marca em seu ambiente imediato. Até mesmo o simples uso de um mural ou prancheta para fixar suas próprias imagens e mensagens pode ajudá-lo a sentir que o espaço é seu, com benefícios consequentes para o seu trabalho.

Sempre que possível, escolha móveis redondos e organize-os com sabedoria

Se você tiver o privilégio de projetar seu próprio espaço de trabalho, considere escolher um layout e a mobília com formas curvadas e arredondadas em vez de quinas afiadas e com bordas retas. Este conceito das formas arredondadas, tem sido associada a emoções positivas, que favorecem a criatividade e a produtividade (há também menos chances de bater um cotovelo ou um joelho em uma quina).

Em um estudo de 2011 , centenas de universitários analisaram imagens geradas por computador de interiores de salas e classificaram aquelas com móveis curvilíneos (arredondados), em contraposição a outras móveis retilíneos, como mais agradáveis ​​e convidativas ao trabalho. Outro estudo deste ano descobriu que as pessoas classificaram os ambientes curvos e arredondados como mais bonitos do que os retilíneos de bordas retas e que os espaços arredondados desencadearam mais atividade nas regiões cerebrais associadas à recompensa e à apreciação estética.

Esse contraste entre bordas retas e curvas também se estende à maneira como organizamos nossos móveis. Aparentemente, o Rei Arthur estava certo em algo: sentar em círculos desencadeia uma mentalidade coletiva , enquanto sentar-se em linha reta desencadeia sentimentos de individualidade – algo que vale a pena pensar em sua próxima reunião, se você quiser incentivar a coesão da equipe.

O rei Arthur, estava certo em algo: sentar em círculos desencadeia uma mentalidade coletiva contagiante.

Aproveite a cor, a luz e o espaço

Escolher o esquema correto de cor e iluminação para o seu escritório é uma das formas mais simples de o seu ambiente melhorar seu desempenho. Diferentes cores e níveis de luz têm diferentes efeitos psicológicos, portanto, a situação ideal é instalar um sistema de iluminação que permita alterar o matiz e o brilho do seu espaço para se adequar ao tipo de trabalho em que você está envolvido.

Por exemplo, a exposição ao azul e ao verde mostrou melhorar o desempenho em tarefas que exigem geração de novas ideias. No entanto, a cor vermelha tem sido associada a um desempenho superior em tarefas que envolvem atenção aos detalhes. Outro estudo realizado este ano mostrou que um ambiente mais escuro promove a criatividade superior em termos de geração de ideias, provavelmente porque incentiva a sensação de liberdade. Por outro lado, os níveis de luz mais brilhantes foram mais propícios ao pensamento analítico e avaliativo. Fonte: Darkness and dim illumination promote creativity

Não é tão fácil de modificar, mas a altura do teto também tem mostrado efeitos psicológicos. Um estudo de 2007 descobriu que um teto mais alto estava associado a sentimentos de liberdade, junto com um estilo de pensamento mais abstrato e relacional que ajudava os participantes a ver as semelhanças entre objetos e conceitos.

Faça uso de plantas e janelas

Se você fizer apenas uma coisa para otimizar seu espaço de trabalho, invista em uma ou duas plantas verdes. A pesquisa mostrou repetidamente que a presença de plantas em escritórios tem uma série de benefícios, incluindo ajudar os trabalhadores a se recuperarem de atividades exigentes e reduzir os níveis de estresse.Como bônus, há também evidências de que as plantas podem reduzir os níveis de poluição no escritório. Fonte: Benefits of indoor plants on attention capacity in an office setting.

Outra característica de um escritório otimizado é uma janela com uma visão, de preferência de uma paisagem natural. Isso porque uma olhada nas colinas ou em um lago recarrega sua mente. Obviamente, uma visão da natureza não é possível para muitas pessoas que trabalham nas cidades, mas mesmo em uma situação urbana, uma visão de árvores ou arquitetura intrincada tem sido associada a benefícios restaurativos. Se você não pode negociar uma sala com uma visão para a natureza, outro plano é escolher um escritório que seja próximo um parque urbano. Uma visita lá em seus intervalos irá revitalizar sua mente e compensar sua falta de visão. Fonte: Landscape types in environmental psychology

Plantas no escritório

Se você fizer apenas uma coisa para otimizar seu espaço de trabalho, invista em uma ou duas plantas verdes.

Os benefícios de uma mesa bagunçada

Há muita pressão nos dias de hoje para se organizar. Como você deve fazer o seu trabalho se você não consegue nem encontrar um espaço claro na sua mesa para rolar um mouse ou colocar uma planta? Mas uma nova pesquisa sugere que Einstein pode ter pensado em algo quando ele opinou: “Se uma mesa desordenada é um sinal de uma mente desordenada, de que, então, uma mesa vazia é um sinal?”

Kathleen Vohs e seus colegas da Universidade de Minnesota descobriram que os participantes testados em uma sala bagunçada em uma mesa coberta com papel apresentaram usos mais imaginativos para uma bola de pingue-pongue do que os participantes testados em uma sala arrumada. Isso coincide com a opinião do consultor Craig Knight, que argumentou contra a tendência moderna de espaços de trabalho “enxutos”. “Nós não entendemos psicologicamente por que colocar alguém em um espaço empobrecido deve funcionar, quando não funciona para qualquer outro animal no planeta” , disse ele recentemente . Fonte: Interview: Taking control of your space.

Também tem a ver com o conselho de Eric Abrahamson – co-autor de A Perfect Mess: Os Benefícios Ocultos da Bagunça – que diz que pessoas com espaços altamente ordenadas muitas vezes lutam para encontrar coisas porque seus sistemas de arquivamento são muito complicados. Ele também aponta uma vantagem fundamental da bagunça – você pode encontrar coisas que você não esperava enquanto procura outras. Descobrir essa idéia inovadora que você rabiscou em um pedaço de papel dois anos atrás poderia ser apenas a faísca para lançar seu próximo projeto. Fonte: Good news: Living with messiness has its benefits.

Escritório Bagunçado

É fácil negligenciar a importância do seu espaço de trabalho, especialmente se você está sob pressão dos prazos a cumprir e não de uma demanda por design de interiores. Mas esperamos que esta revisão tenha convencido você de que os espaços que ocupamos realmente podem nos afetar psicologicamente. É vital que você escolha um espaço de escritório em que você se sinta feliz e confortável. Se a sua liberdade é restrita, molde o espaço o máximo possível para torná-lo seu. Organize isto e os ganhos são garantidos.